terça-feira, 9 de novembro de 2010

Samba


SAMBA

O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo dea, danç de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. Samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do XIX,século para a cidade do Rio de Janeiro pelos mpnegrosIério. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do



Cartola

Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Larajeiras.Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela .

Paulinho da Viola

Paulo César de Farias, o Paulinho da Viola é um dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos. Filho de César Farias, músico de grupo de choro Época de Ouro, já traz o gosto pela música de berço presenciando durante sua infância rodas músicos da primeira linha da MPB. Paulinho consegue ao mesmo tempo ser um excelente instrumentista, um compositor genial e um sensível poeta.Uma característica marcante de Paulinho da Viola é sua capacidade de ser inovador e tradicional ao mesmo tempo.

Video dos Cantores

www.youtube.com/watch?v=te2HfDsXcXs
www.youtube.com/watch?v=VKzpytpVbfU

Nenhum comentário:

Postar um comentário