terça-feira, 31 de agosto de 2010



A água e o nosso corpo



Tem vontade de comer alguma coisa e não sabe exatamente o que é? Fora aqueles dias que estamos extremamente cansadas e na verdade não fizemos o mínimo de esforço. E aqueles dias de dores
de cabeça sem motivo algum aparente?

Você sabia que muitas dessas situações podem ser causadas pela falta de água no nosso organismo? É sim. A sede excessiva dá uma falsa ideia de fome. Quando se está com a boca seca, ou com vontades de comer frutas cítricas ou alimentos gelados, pode acreditar: é sede.

A falta de água em nosso corpo causa envelhecimento precoce, ou seja, nosso aspecto físico aparenta ter mais idade do que o real. E não é só isso. As consequências da desidratação no organismo também podem causar: indisposição, cansaço, dores de cabeça, pedra nos rins, inflamações diversas, pele seca, cabelo seco, irritabilidade, insônia, falta de ar, sangramentos vaginais ou, no caso dos homens, impotência ou disfunções eréteis, e por aí vai… Por isso os médicos sempre indicam o consumo de água durante todo o dia, mas em doses pequenas. Você pode medir, por exemplo, um copinho de 200ml a cada hora enquanto estiver acordada.

O corpo humano é feito cerca de 70% de água, que vamos perdendo diariamente através do suor, xixi, através do transporte de nutrientes no sangue, etc. E quando não repomos essa água, ficamos somente com as substâncias tóxicas e prejudiciais retidas no nosso organismo, que podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças.

Fonte: www.mulherfeliz.com.br





Captação da Água



Desenvolvemos um projeto que pode ser implantado em uma escola ou na casa de qualquer pessoa. Fizemos uma adaptação no caso para a nossa escola. Usando a calha do telhado da escola conseguimos captar a água da chuva que será armazenada em caixas d'agua e destinada ao uso da limpeza da escola. Mas para essa ideia dar certo é preciso ter alguns cuidados como fazer manutenções nas calhas e nos canos para constatar se não há nenhuma rachadura e também implantar uma espécie de rede nas calhas para que não haja proliferação do mosquito aedes aegypti. O objetivo desse projeto é diminuir o consumo de água na escola e ajudar o meio ambiente.










Com a conciencia limpa !!!



Descobrimos em Ribeirão Preto (SP) uma empresa de lava-rápido chamada Sebrian Eco Wash que oferece um atendimento diferenciado
por terem a preocupação com o meio ambiente. Essa empresa usa apenas 5 litros de água para lavar um carro enquanto nos lava-rápidos comuns são gastos 360 litros. Esse serviço é artesanal por tanto gasta- se mais tempo mas se colocarmos na ponta do lápis, todos saem ganhando pelo fato de economizar dinheiro e água. Para que a empresa consiga gastar apenas 5 litros de água por carro eles usam uma máquina que permite pulverizar com baixa pressão uma mescla de água, cera e detergente sem espuma que adere a sujeira sendo esta retirada com um pano de porosidade especifica, permitindo uma lavagem ecologicamente correta e sem gerar resíduos tóxicos.


É com ideias como essa que se salva o nosso ecossistema, pessoas que estao preocupadas com suas vidas e com a do próximo. Em um ano de eleições como esse devemos pensar e muito para colocar pessoas que tenham ideias como a dessa empresa, para ai sim ficarmos realmente de conciencia limpa.


O que fazer com o oleo usado de cozinha ?



O que as pessoas fazem com o oleo de cozinha usado muitas das vezes é errado, elas jogam no ralo da pia da cozinha ou no solo causando um prejuizo muito grande para a natureza. Então o que devo fazer com o oleo de cozinha ? Descobrimos uma receita do tempo da nossa avó que transforma essa substancia em sabão, além de proteger o meio ambiente, ajuda também na economia do lar.

Ingredientes

6 litros de oleo
1 kg de soda caustica
2 litros de água
2 litros de alcool

Modo de Preparo

Em um balde plástico desmanche a soda caustica na água em seguida o oleo e mexa até engrossar por ultimo coloque o alcool. Depois de ficar seco em uma forma corte- o no formato q preferir. Serve para lavar desde a louça até roupas.






Tema: Água um bem maior



A escola
E. E. Cônego Barros realizou um passeio no D.A.E.R.P. afim de alertar os alunos dos problemas da água. Eles mostraram que as pessoas estão enganadas ao dizer que a água do mundo irá acabar um dia, mas na verdade o que não existirá mais é a água potável.
Hoje à um grande aumento da população mundial, isso faz com que o consumo de água aumente, diminuindo assim a água potavel e aumentando o esgoto.
Há muitos meios de economizar água, mas infelizmente são poucos que colocam isso em prática.
As pessoas poluem de modo inconsciente, sem saber das consequencias. Se todos adotassem uma forma de economizar e de poluir menos não teríamos tantos problemas no futuro.



Com essas informações fomos atrás de coloca- las em pratica na nossa escola e em nossas casas.



Saiba como economizar água com pequenas mudanças de hábitos.


1) Ao lavar a louça,
primeiro ensaboe tudo
com a torneira fechada e
deixe para enxaguar
tudo depois.







2) Ao escovar os dentes
permaneça com a
torneira fechada,
só ligue quando necessári
o.






3) No banho desligue
o chuveiro em quanto
se ensaboar.





4) Prefira sempre varrer
ou passar pano umido no
quintal, em ultimo caso
reaproveite a água por
exemplo que você lavou
roupa e use baldes.





5) Seja breve nas descargas,
não é necessário tanta água.









6) Automóveis não precisam
ser lavados, use panos para
limpar em ultimo caso
reaproveite água já utilizada.






7) Espere acumular bastante
roupas para lavar.







8) Arrume torneiras com
problemas e feche- as bem
para não pingar.


domingo, 20 de junho de 2010

Exposição

No dia 17 de Junho, os alunos da escola Cônego Barros realizaram uma exposição, proposta pelo professor Mauro de filosofia, que constitui na mostra de cruzes que simbolizam fatos da violência no Brasil.








domingo, 13 de junho de 2010

Violência



Realizamos algumas entrevistas com alguns parentes sobre a percepção da violência no país.

Entrevistada: Roseli Lopes,40 anos,auxiliar de produção.

1)O que leva uma pessoa a cometer o ato de violência ?
- Vários fatores,entre eles a impaciência do dia-a-dia.

2)Por que as pessoas são vingativas ?
- Porque ninguém aceita levar a pior,eles querem que o outro também "se de mal".

3)Por que você acha que no Brasil tem tanta violência ?
- principalmente pela falta de educação e informação das pessoas.Dificuldades e discriminações.

4)Qual seria a maior consequência da violência ?
- Um país onde as pessoas se sentem abrigadas a ficar trancadas com medo de roubo e mortes.

5)Qual seria a solução para o fim da violência ?
- Mais educacão e cultura,melhoria das leis e punições.


As mesmas perguntas foram feitas para as seguintes pessoas.



Entrevistada:Luciléia Garcia,40 anos,auxiliar administrativa.

1)Na minha opinião é a falta de estrutura educacional,familiar,financeira e até mesmo o uso descontrolado de bebidas alcoólicas e drogas.

2)Porque as pessoas não gostam de ficar por baixo,querem sempre se sobre sair buscando as vezes a vingança.

3) É por causa da falta de empenho dos governantes em oferecer segurança para a população,falta de emprego e a falta do combate as drogas e as armas.

4)Gerar mais violência,atrapalhar a economia do país e as pessoas iam sofrer com doenças como a síndrome do pânico.

5)
Seria a educacão vinda da família,ter uma família estruturada,não ter envolvimento com as drogas e bebidas alcoólicas e também possuir uma família financeiramente estável.



Entrevistada:Cecília Antonia de Moura,46 anos,empregada domestica.

1) O ato de outra violência.Elas querem fazer vingança com as próprias mãos e um pouco de justiça também.

2) Porque as pessoas não acreditam na lei e também a lei demora muito tempo para agir e quando age,as pessoas não ficam satisfeitas.

3) Por causa da desigualdade e também muitas pessoas não tem a oportunidade de melhorar e porque os pais são um pouco liberais.

4) todas as pessoas teriam que contribuir mais a parar de ser tão violentas e vingativas ,se todo mundo ajudasse talvez a gente teria um mundo melhor.

5)Desigualdade,falta de oportunidade.


Entrevistada:Rosangela Rosa Costa,34 anos,dona do lar.

1) A falta de amor,agressões verbais,psicológicas,maus tratos,vingança,tristeza,infelicidade.Ou para conquistar uma fama de "machão".Dividas não resolvidas.

2) Porque não sabem se perdoarem e não sabem se tolerar.

3) Por causa da falta de dialogo e da falta de responsabilidade que as pessoas tem hoje e também alguns pais não impõem mais regras aos filhos.

4) Vingança,tristeza e arrependimento.

5) Um dialogo,controle emocional e um bom relacionamento familiar.

Entrevistada:Jessica Costa,19 anos,estudante de medicina.

1) A ira e a falta de amor.E também quando uma pessoa irrita muito o individuo e o individuo quer se vingar.

2) Porque é um desejo de "dar o troco".Fazer a pessoa passar pelo mesmo que ela passou.

3) Porque no Brasil muitas vezes as leis não são validas,e co isso muitas pessoas fazem justiça com as proprias mãos.

4) Ter Deus no coração e amar mais o proximo e nao fazer justiça com as proprias mãos.

5) Destruição de lares,tristeza e morte.



Análise Crítica

Podemos perceber que a maioria da população tem um senso comum e não um senso crítico sobre a violência.A população não abre os olhos para enxergar os verdadeiros motivos da violência e principalmente o que é verdadeiramente preciso para resolver esses problemas,como deixar de colocar a culpa somente no governo e agirmos.



Existe uma relação entre a estrutura social e a violência.

Nos países subdesenvolvidos, como o Brasil, onde há uma diferença muito grande entre as classes sociais, ocorrem crimes contra o património, ou seja, furtos, devido a estrutura social que constitui na desigualdade cultural e económica.
Temos como exemplo países desenvolvidos, que investem na cultura e oferecem mais oportunidades de melhorias financeiras para a sociedade, com tudo não basta oferecer condições se os indivíduos que constituem uma sociedade não manifestarem interesse por não terem consciência e juízo dos princípios para um crescimento de qualidade para o todo que é a sociedade.