terça-feira, 31 de agosto de 2010



A água e o nosso corpo



Tem vontade de comer alguma coisa e não sabe exatamente o que é? Fora aqueles dias que estamos extremamente cansadas e na verdade não fizemos o mínimo de esforço. E aqueles dias de dores
de cabeça sem motivo algum aparente?

Você sabia que muitas dessas situações podem ser causadas pela falta de água no nosso organismo? É sim. A sede excessiva dá uma falsa ideia de fome. Quando se está com a boca seca, ou com vontades de comer frutas cítricas ou alimentos gelados, pode acreditar: é sede.

A falta de água em nosso corpo causa envelhecimento precoce, ou seja, nosso aspecto físico aparenta ter mais idade do que o real. E não é só isso. As consequências da desidratação no organismo também podem causar: indisposição, cansaço, dores de cabeça, pedra nos rins, inflamações diversas, pele seca, cabelo seco, irritabilidade, insônia, falta de ar, sangramentos vaginais ou, no caso dos homens, impotência ou disfunções eréteis, e por aí vai… Por isso os médicos sempre indicam o consumo de água durante todo o dia, mas em doses pequenas. Você pode medir, por exemplo, um copinho de 200ml a cada hora enquanto estiver acordada.

O corpo humano é feito cerca de 70% de água, que vamos perdendo diariamente através do suor, xixi, através do transporte de nutrientes no sangue, etc. E quando não repomos essa água, ficamos somente com as substâncias tóxicas e prejudiciais retidas no nosso organismo, que podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças.

Fonte: www.mulherfeliz.com.br





Captação da Água



Desenvolvemos um projeto que pode ser implantado em uma escola ou na casa de qualquer pessoa. Fizemos uma adaptação no caso para a nossa escola. Usando a calha do telhado da escola conseguimos captar a água da chuva que será armazenada em caixas d'agua e destinada ao uso da limpeza da escola. Mas para essa ideia dar certo é preciso ter alguns cuidados como fazer manutenções nas calhas e nos canos para constatar se não há nenhuma rachadura e também implantar uma espécie de rede nas calhas para que não haja proliferação do mosquito aedes aegypti. O objetivo desse projeto é diminuir o consumo de água na escola e ajudar o meio ambiente.










Com a conciencia limpa !!!



Descobrimos em Ribeirão Preto (SP) uma empresa de lava-rápido chamada Sebrian Eco Wash que oferece um atendimento diferenciado
por terem a preocupação com o meio ambiente. Essa empresa usa apenas 5 litros de água para lavar um carro enquanto nos lava-rápidos comuns são gastos 360 litros. Esse serviço é artesanal por tanto gasta- se mais tempo mas se colocarmos na ponta do lápis, todos saem ganhando pelo fato de economizar dinheiro e água. Para que a empresa consiga gastar apenas 5 litros de água por carro eles usam uma máquina que permite pulverizar com baixa pressão uma mescla de água, cera e detergente sem espuma que adere a sujeira sendo esta retirada com um pano de porosidade especifica, permitindo uma lavagem ecologicamente correta e sem gerar resíduos tóxicos.


É com ideias como essa que se salva o nosso ecossistema, pessoas que estao preocupadas com suas vidas e com a do próximo. Em um ano de eleições como esse devemos pensar e muito para colocar pessoas que tenham ideias como a dessa empresa, para ai sim ficarmos realmente de conciencia limpa.


O que fazer com o oleo usado de cozinha ?



O que as pessoas fazem com o oleo de cozinha usado muitas das vezes é errado, elas jogam no ralo da pia da cozinha ou no solo causando um prejuizo muito grande para a natureza. Então o que devo fazer com o oleo de cozinha ? Descobrimos uma receita do tempo da nossa avó que transforma essa substancia em sabão, além de proteger o meio ambiente, ajuda também na economia do lar.

Ingredientes

6 litros de oleo
1 kg de soda caustica
2 litros de água
2 litros de alcool

Modo de Preparo

Em um balde plástico desmanche a soda caustica na água em seguida o oleo e mexa até engrossar por ultimo coloque o alcool. Depois de ficar seco em uma forma corte- o no formato q preferir. Serve para lavar desde a louça até roupas.






Tema: Água um bem maior



A escola
E. E. Cônego Barros realizou um passeio no D.A.E.R.P. afim de alertar os alunos dos problemas da água. Eles mostraram que as pessoas estão enganadas ao dizer que a água do mundo irá acabar um dia, mas na verdade o que não existirá mais é a água potável.
Hoje à um grande aumento da população mundial, isso faz com que o consumo de água aumente, diminuindo assim a água potavel e aumentando o esgoto.
Há muitos meios de economizar água, mas infelizmente são poucos que colocam isso em prática.
As pessoas poluem de modo inconsciente, sem saber das consequencias. Se todos adotassem uma forma de economizar e de poluir menos não teríamos tantos problemas no futuro.



Com essas informações fomos atrás de coloca- las em pratica na nossa escola e em nossas casas.



Saiba como economizar água com pequenas mudanças de hábitos.


1) Ao lavar a louça,
primeiro ensaboe tudo
com a torneira fechada e
deixe para enxaguar
tudo depois.







2) Ao escovar os dentes
permaneça com a
torneira fechada,
só ligue quando necessári
o.






3) No banho desligue
o chuveiro em quanto
se ensaboar.





4) Prefira sempre varrer
ou passar pano umido no
quintal, em ultimo caso
reaproveite a água por
exemplo que você lavou
roupa e use baldes.





5) Seja breve nas descargas,
não é necessário tanta água.









6) Automóveis não precisam
ser lavados, use panos para
limpar em ultimo caso
reaproveite água já utilizada.






7) Espere acumular bastante
roupas para lavar.







8) Arrume torneiras com
problemas e feche- as bem
para não pingar.